Marketing digital: como ele pode ajudar sua empresa no combate à crise

O Coronavírus levou a uma nova forma de fazer negócios e ter presença digital é uma questão de sobrevivência para as empresas

Marketing digital: como ele pode ajudar sua empresa no combate à crise

De uma hora para outra, tudo mudou: as mudanças impostas à sociedade, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, em decorrência da chegada da pandemia do Coronavírus (COVID-19) causaram efeitos instantâneos no comportamento do consumidor.

Independente do cenário que o futuro nos reserva, o fato é que as empresas querem se manter no mercado, continuando a conquistar novos clientes, fechar negócios e manter suas lucratividades. Com a atual impossibilidade de atender fisicamente, agora é chegada a hora de se reinventar. Agora é a hora do Marketing Digital.

A transformação digital tão falada há anos foi acelerada nos últimos meses e o Marketing Digital tornou-se o maior aliado na sobrevivência das empresas. Você quer entender a importância de trilhar esse caminho para enfrentar este momento tão desafiador? Acompanhe-nos no post de hoje.

Maior consumo de Internet

Assistir a filmes ou videoaulas, trabalhar em regime de home office, fazer videochamadas com a família ou trocar mensagens com os amigos pelas redes sociais. Em tempos de quarentena, essas ações além de permitirem às pessoas respeitarem o isolamento social, fizeram com que o uso da internet aumentasse exponencialmente. De acordo com os dados do Brasil Internet Exchange, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o consumo de internet aumentou 20% no Brasil desde o início da quarentena. O aumento foi relevante de tal forma, que as maiores operadoras de internet do Brasil se uniram para propor soluções a alta demanda de tráfego de dados.

É importante ressaltar também que atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 70% da população brasileira está conectada à internet. Ou seja, essa porcentagem representa mais de 126,9 milhões de pessoas com potencial para consumir conteúdo online. Isso significa que boa parte do seu público-alvo que certamente está sob regime de isolamento, encontra-se ainda mais disponível nos meios digitais. Por isso, que a internet se torna hoje a maior via de sustentação dos negócios.

Redes Sociais em alta

Como ser notado pelo público em um mundo em estado de isolamento? Sem pessoas nas ruas, não faz sentido investir em campanhas de marketing presenciais, como outdoors e panfletos. As redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin – são os canais ideais para isso, já que promovem uma comunicação rápida e direta entre marca e consumidor.

São nessas plataformas que seus seus clientes estão discutindo suas decisões de compra, buscando informações e trocando opiniões sobre o produto ou serviço. Em 2019, o Brasil ocupou a segunda posição no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. Com consumidores tão assíduos às mídias sociais, as marcas não podem deixar de investir e captar este mercado. Um levantamento da consultoria Kantar, entre os dias 14 e 24 de março de 2020 – início da quarentena – indicou que Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período.

“Em tempos bons, pessoas querem anunciar; em tempos ruins, elas precisam.”

Bruce Barton

Mecanismo de busca

Agora mais do que nunca é hora de fazer a sua marca ser vista, já que as circunstâncias tendem a levar o consumidor cada vez mais ao ambiente online. Portanto, é improvável ter uma boa estratégia de marketing digital sem o SEO. Se a sigla é desconhecida para você, calma que nós explicamos. SEO significa Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca. Em resumo, é o que vai fazer com que você ganhe mais visibilidade e destaque nas buscas do mundo virtual.

O Google está sendo fortemente utilizado e quem souber investir nesta ferramenta sairá desta fase com mais sucesso. Por exemplo, se uma pessoa busca consumir alimentos sem sair de casa, terão mais chances de serem encontrados os restaurantes mais relevantes.

Google Meu Negócio

Criada em 2014, o Google Meu Negócio pode ajudar potenciais clientes a encontrarem as informações principais acerca da sua empresa como endereço, telefone e horário de funcionamento. Exemplificamos na imagem abaixo como a ferramenta, que é gratuita, influencia no mecanismo de busca ao realizarmos a pesquisa “mercado online salvador delivery”. As informações relacionadas ao supermercado Clicco aparecem em destaque no canto direito da tela. Certamente, esse estabelecimento terá muito mais chance de atrair o usuário que busca por esse tipo de conteúdo do que outros.

 

Produção de conteúdo relevante e humanizado

Se as pessoas estão passando mais tempo online, sua marca também tem que estar ao lado delas. Em um cenário como o atual, em que todos os setores foram afetados de algum modo pela pandemia, as marcas devem demonstrar empatia. Ao invés de realizar campanhas que visam apenas vendas, este é o momento de investir no posicionamento da marca.

O que seu cliente está esperando ouvir de você é que vai ficar tudo bem, que isso irá passar e que logo voltaremos ao normal. É fundamental que você mostre ao público que sua marca não está alheia aos acontecimentos, mas sim buscando caminhos para lidar com eles. Sua marca sendo útil, relevante e ajudando os outros não só irá te ajudar a superar essa crise, mas criará uma imagem positiva. Quando tudo voltar ao normal, pode apostar que isso te ajudará a fazer negócios.

Percebeu o quanto o marketing digital é o caminho para o seu negócio lutar contra a crise? Invista na presença digital, esse recurso será decisivo na sua vida pós-crise. E se o seu objetivo é atravessar essa fase, nós estamos aqui para ajudar a encontrar a melhor solução. Entre em contato conosco!