Quer vender mais? Descubra por que sua empresa precisa de um blog

Entenda o que transforma o blog na melhor ferramenta de vendas que uma empresa poderia ter e utilize essa estratégia.

Quer vender mais? Descubra por que sua empresa precisa de um blog

Talvez, começar um blog não seja a primeira solução pensada por alguém que deseja fazer a empresa crescer e aumentar as vendas, mas deveria. Rico em oportunidades, quando administrado com boas práticas, o blog pode — e deve — se tornar protagonista de uma boa estratégia de marketing.

E os números não negam isso. Cada vez mais empresas têm percebido o papel fundamental que o blog tem em sua estratégia de vendas, e focam seus esforços nessa plataforma.

De acordo com dados da pesquisa SEO Trends 2018, realizada pela Rock Content, 69,8% das empresas consultadas afirmam que o blog faz parte de sua estratégia.

Os dados também indicam que essa é a principal estratégia utilizada, seguida por pesquisa de palavras-chaves (técnicas de SEO), sites responsivos, atualização de conteúdo do blog e linkagem interna. Ou seja, Entre as 5 estratégias de marketing mais utilizadas, 4 estão fortemente relacionadas com blog.

Mas por quê? Quer entender o que transforma o blog na melhor ferramenta de vendas que uma empresa poderia ter? Nos acompanhe neste artigo e entenda o papel do blog em uma estratégia e como utilizá-lo de forma eficiente.

O que é um blog?

Blogs nada mais são do que páginas online que desempenham o papel de passar informações de forma periódica. Eles surgiram no final da década de 90 e eram uma espécie de diário pessoal, onde usuários do mundo todo compartilhavam seu dia-a-dia.

Hoje, seu uso não poderia ser mais diferente. Apesar de ainda existirem milhares de blogs pessoais, os blogs corporativos também se popularizaram e são o principal ambiente de comunicação entre empresas e clientes em potencial.

Além disso, os blogs se transformaram em um dos principais meios para passar informações, notícias e artigos. Se você tem uma pergunta, sobre qualquer assunto, é muito improvável que ela não tenha sido respondida por centenas de blogs espalhados pela internet.

E se a sua empresa não está entre esses blogs, respondendo questões de seus clientes em potencial, está perdendo muito espaço para a concorrência. Ainda não está convencido? Continue nos acompanhando e confira pelo menos 4 benefícios que o blog pode trazer para a estratégia de sua empresa.

Afinal, por que ter um blog corporativo?

Existem fortes motivos que transformaram o blog no protagonista da estratégia de marketing e vendas de milhares de empresas no país, não importa se empresas pequenas ou até mesmo mega corporações.

A verdade é que trabalhar o marketing e desenvolver estratégias de vendas para uma empresa nunca foi tão acessível. Décadas atrás, toda publicidade se baseava em pagar para veicular as propagandas de sua empresa nos jornais e televisão (o que era caro), ou distribuir panfletos e outdoors (o que também exigia custos altos).

Hoje, qualquer empresa pode ter um blog e falar diretamente com seu público-alvo. E esse é apenas alguns dos benefícios que o marketing digital trouxe através de blogs e redes sociais. Confira o que a sua empresa conquista ao apostar em estratégias de marketing focadas em conteúdo:

1. Audiência própria e autonomia

Nesse momento, você deve estar se perguntando: okay, o marketing digital realmente mudou — e facilitou — a maneira de atingir meus clientes, mas as redes sociais não são mais utilizadas pelos clientes? Focar nas redes sociais não trará mais retorno financeiro?

E a resposta para essas perguntas é um sonoro NÃO, e vamos explicar o porquê. As redes sociais são um aglomerado enorme de pessoas, de fato, mas toda essa audiência é “alugada”. Mesmo os seguidores de seu perfil no Instagram, não são exatamente “seus”.

E isso é nítido na política de distribuição de conteúdos de redes sociais como o Instagram e Facebook. No caso do Facebook, menos de 10% de seus seguidores vêem seus posts aparecendo na timeline. No Instagram isso não é muito diferente.

Para alcançar de maneira plena os seguidores de seu próprio perfil, você precisa pagar publicidades e investir constantemente dinheiro na plataforma. Soa injusto, não é?

Diferente das outras redes sociais, ter um blog significa ter uma audiência própria, que receberá seu conteúdo. Além disso, seu conteúdo nunca para de dar resultado, mesmo depois de 4 ou 5 anos no ar, os posts continuarão sendo encontrados em pesquisas do Google (se você seguir as técnicas adequadas).

Claro, redes sociais como Instagram e Facebook precisam estar em seus planos. Porém, nunca devem ser a principal estratégia de sua empresa, e servem de apoio para a divulgação e crescimento do seu blog, que, de fato, é onde está a sua autonomia e autoridade.

2. Otimização para o principal buscador web

Investir em produção regular de conteúdo para o blog corporativo é uma grande oportunidade para começar a aparecer em pesquisas de clientes nos buscadores, principalmente o Google.

Utilizar técnicas de SEO e otimizar o site e blog da empresa são alguns dos pontos mais importantes. Fazendo esse trabalho de forma adequada, é possível começar a alcançar até mesmo clientes que nunca ouviram falar em sua empresa, e dessa forma aumentar vendas.

Lembre-se: seu público-alvo, assim como você, vai até o Google sanar dúvidas e dores sobre algum assunto. A sua empresa precisa entender quais são os problemas que seus clientes podem ter, e que você pode resolver. E criar conteúdo rico em informações sobre isso!

3. Oportunidade para ganhar autoridade no mercado

Se a sua empresa se empenha para dar respostas úteis para o seu cliente, é comum que, aos poucos, você comece a ganhar autoridade dentro do seu mercado. Se a sua concorrência já está fazendo isso, começar a sua estratégia de conteúdo imediatamente se torna ainda mais urgente.

Essa é uma ótima oportunidade sobretudo para empresas pequenas que desejam crescer em seu próprio nicho. Investir não só em posts informativos, mas também em conteúdo rico e mostrar que sua empresa está por dentro das principais tendências do setor, são importantes.

4. Educa e guia seu público para a compra

Agora, a melhor parte, principalmente para empresas que sofrem com a desinformação dos próprios clientes. Seu cliente ideal sabe que tem um problema que pode ser resolvido pela sua empresa?

Pode ser que não, principalmente se a sua empresa atua em um setor relativamente novo ou muito técnico. Mas o blog e uma boa estratégia de marketing podem mudar isso!

E o melhor, o blog vai funcionar não só como uma plataforma de educação, mostrando para o cliente que ele tem um problema que precisa ser resolvido, mas também guiá-lo para a compra com a sua empresa.

Tudo isso exige planejamento, mas é um dos principais motivos pelos quais startups e milhares de empresas focam seus esforços em uma boa estratégia de conteúdo em blog.

Quer começar um blog corporativo hoje? Conheça as melhores estratégias

Agora que você está convencido de que o blog pode aumentar suas vendas e autoridade da sua empresa no mercado, confira algumas das melhores estratégias para começar o seu blog com o pé direito.

a. Conheça seu público

Seu primeiro passo será conhecer o público-alvo. Qual o seu cliente ideal? Que problema ele tem e a sua empresa pode resolver?

Todo seu conteúdo precisará ser pensado levando em consideração seu público e aquilo que ele procura. E, mais uma dica: não fale de sua empresa o tempo inteiro, porque o cliente está em seu blog para resolver um problema, e não ouvir sobre você.

E, acredite, você definitivamente não precisa falar de sua própria empresa o tempo inteiro para vender. Focar em resolver as dores dos clientes através do blog é uma maneira de conquistar a confiança dele, assim, ele estará muito mais disposto a comprar com você.

b. Planeje as palavras-chave

Lembra que falamos que é necessário seguir algumas regras e técnicas em seu conteúdo para que ele apareça em pesquisas do Google e dêem resultado durante anos? As técnicas de SEO envolvem incluir palavras-chave, que são usadas pelos seus clientes na hora de realizar pesquisas no Google.

Estude essas técnicas e comece a aplicar em todos os conteúdos que forem publicados no blog, e também otimize o conteúdo do site da empresa.

c. Tenha um calendário editorial

Ter um calendário editorial com o planejamento de todos os textos que serão publicados durante o mês ajuda muito na hora de criar a sua estratégia. Lembre-se que blog exige planejamento, e é através da estratégia que você conquistará seus resultados.

d. Produza conteúdo relevante e rico

Escrever qualquer coisa, só para manter o blog atualizado, não é uma boa estratégia. Invista em conteúdo realmente informativo e rico, de forma que o cliente passe a confiar em sua empresa por aquilo que lê. Em outra palavras, se você quer ser uma autoridade, se comporte como uma.