Como aumentar o engajamento com o seu público através das imagens?

A gente sabe que foto é fundamental para qualquer comunicação, afinal cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais. Mas para que um determinado conteúdo seja eficiente e cumpra a sua função, que é de chamar a atenção do leitor, o cuidado com a imagem é imprescindível para que isso ocorra. Se não houver um critério para a escolha delas, elas podem mais prejudicar do que ajudar o seu post ou o seu texto

Estudos já comprovaram que o ser humano é naturalmente atraído para a imagem, primeiramente, e em seguida para o resto da estrutura de um blog ou post. Isso também vale para o conteúdo em vídeo, já que trata-se de um conteúdo visual de modo geral. Por isso, redes sociais como o Instagram, Youtube e TikTok fazem tanto sucesso atualmente.

Fotos bem feitas e diferentes possuem um alto poder de atração das pessoas em campanhas de redes sociais, anúncios, email marketing e, consequentemente, mantê-las por mais tempo navegando no site. A preocupação com o conteúdo visual e textual são estratégias muito utilizadas para um negócio gerar impacto no cliente.

Além de atrair a atenção em redes sociais e materiais de publicidade, elas complementam o texto dos blogs. Então, saber escolher essa imagem é o passo mais importante para alcançar seu objetivo. E se você tem dúvidas em relação a isso, fica tranquilo que vamos te dar umas dicas para ajudar você a conseguir números mais altos de engajamento com o seu público e reter a atenção no seu site.

1- Saiba como escolher as fotos

Apesar de parecer óbvio, saber escolher a foto faz total diferença para promover um bom engajamento do seu conteúdo. Por exemplo, fotos mais espontâneas engajam muito mais do que posadas. Além disso, fotos em baixa resolução acabam dificultando o envolvimento e o interesse pela continuação do conteúdo, sem contar que descredibiliza.

Podemos colocar aqui também outro ponto pertinente, a edição. Uma foto bem editada é a chave do sucesso para atrair a atenção. Em contrapartida, a edição feita de forma errada, pode prejudicar e fazer com que o leitor tenha um desinteresse pois dá a sensação de algo amador, e não profissional.

2- Cuidado com imagens mal posicionadas

Se a falta de imagens prejudica o seu blog, o mesmo ocorre com o extremo oposto, ou seja, muitas imagens em sequência também influenciam negativamente no interesse do leitor pelo seu conteúdo. Portanto, cuidado com a disposição das imagens, evite colocar muitas uma atrás da outra, e não sobreponha a foto ao conteúdo.

O intuito da imagem é auxiliar de forma positiva para somar ao texto. Qualquer posicionamento que dificulte a leitura, deve ser repensado e trocado de lugar. Isso vale também para a repetição de imagens.

3- Se possível, faça um ensaio

Ainda tem pessoas que acreditam que podem usar qualquer foto para ilustrar uma matéria, por exemplo. Se por um lado, “uma imagem vale mais que mil palavras”, por outro o uso de fotos de baixa qualidade também tem esse efeito de forma negativa em um blog.

Hoje há diversas oportunidades de fazer ensaios fotográficos. Existem milhares de profissionais capacitados para cada especialidade, por exemplo, no ramo de fotos de comida, ensaios pessoais, fotojornalismo, entre outros. Uma foto com o olhar do fotógrafo é totalmente diferente de fotos feitas por qualquer pessoa. Existe toda uma técnica por trás que torna a foto ainda mais atrativa.

Aqui na agência sempre indicamos os seguintes profissionais:

4- Escolha melhor os sites de compra de imagens

Hoje em dia já existem inúmeros sites que abrigam as fotos profissionais e que estão disponíveis para a compra. Além de ajudar e valorizar o trabalho do fotógrafo responsável, essa é a maneira legal de você utilizar uma imagem de qualidade sem ter problemas com direitos autorais depois.

Outro ponto que vale ressaltar é que fica mais fácil buscar o tipo de imagem que você deseja, e segmentar de acordo com a sua preferência, podendo ser foto, ícone, vetor, template ou até mais específicos, como imagens feitas por Drones. Fotos aéreas possuem o diferencial de sair do que é comum e, hoje em dia, já existem empresas, que oferecem fotos a preços convidativos e que podem ser utilizadas por todos, como por exemplo, o Aqui do Alto, empresa parceira da BeeWeb.

5- Alinhe o conteúdo com a foto

Mesmo com toda a qualidade e o posicionamento certo, de nada adianta se a imagem não estiver de acordo com o que está sendo abordado no texto. Pode parecer algo banal, mas há muitos sites que cometem este tipo de erro ainda nos dias de hoje. Ou seja, na hora de escolher, busque colocar imagens coerentes com o contexto em que ela está inserida.

Por exemplo, não faz sentido você ser um blog brasileiro, falar de algum fato importante relacionado ao país se você coloca fotos de pessoas com traços, vestimenta ou costumes característicos de outros países. Então, antes de escolher a imagem, procure lembrar quem são as suas personas, sobre o que você está falando e compare as fotos pré-selecionadas com o seu objetivo. Isso vai te ajudar e muito a engajar mais com o seu público. São diversos os fatores que influenciam no envolvimento com o seu conteúdo, como por exemplo, a hora em que você posta nas suas redes sociais.

Por fim, vale a pena ressaltar que a ajuda de um profissional, tanto para fotografar, quanto para orientar a escolha ou compra das imagens é fundamental. A disponibilidade de conteúdos visuais está aumentando cada vez mais na internet, e se você não souber fazer uma escolha inteligente, outra empresa fará e conquistará a atenção do seu leitor. Então fique sempre atento, porque aqui, cada detalhe faz uma grande diferença.

Essas são algumas dicas fundamentais para aumentar o engajamento do seu blog ou da sua rede social. E por falar nisso, siga as nossas redes sociais e aproveite para falar conosco por lá, caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema. Estamos sempre trazendo conhecimento para te ajudar na divulgação do seu negócio na internet.

📸 Imagem 01 de Simon por Pixabay
📸 Imagem 02 de SplitShire por Pixabay