Nos dias de hoje, onde sempre temos que ser cada vez mais rápido em nossas ações, deixamos de lado algumas tarefas que são de extrema importância e fazemos outras mais fáceis, na maior parte das vezes as atividades de extrema importância ao longo do tempo acabam virando um bicho de sete cabeças. Mas como organizar organizar todas as tarefas de modo que possamos identificar as prioridades?
Desenvolvida por Kepner e Tregoe, a GUT, uma ferramenta administrativa que é extremamente fácil de montar, rápida de entender e faaz com que as prioridades fiquem em primeiro lugar. Com a ideia central de desenvolver uma maneira fácil de visualizar as prioridades para a tomada de decisões mais corretas possíveis.
GUT é a primeira letra das palavras: gravidade, urgência e tendência. Gravidade é o impacto ou prejuízo que pode acertar a empresa, urgência é quanto tempo se tem para tomar a decisão antes do impacto e tendência são as possibilidades de que o problema possa aumentar.
Para montar essa analise é preciso primeiro listar todos os problemas da empresa. Assim como a SWOT a GUT não deve ser feita apenas por uma pessoa, quanto mais olhares diferentes para os problemas, mais amplo será o resultado. Depois cada problema é mensurado com uma nota de 1 a 5: 1 Não é grave, não possui pressa de ser solucionado, não vai piorar e pode até ser que melhore; 2 pouco grave, deve ser feito o mais rápido possível e vai piorar a médio prazo; 3 grave, deve ser feito o mais rápido possível e vai piorar a médio prazo; 4 muito grave possui urgência e deve ser priorizado a curto prazo; 5 extremamente grave, urgência imediata, tendência d piorar a curto prazo.
Após a mensuração é feita uma conta com a seguinte fórmula (g)x(U)x(t), o problema que tiver a maior pontuação é o que deverá ter mais prioridade na hora de ser executado. A análise GUT é uma analise simples de se fazer e o bom é que podemos fazê-la com qualquer coisa, desde problemas com a empresa até qual tarefa em casa deve-se ser executada primeiro.