Confira 8 tendências de marketing para 2022

Se você tem um negócio, sabe que todo ano é necessário analisar os dados de marketing da sua empresa e planejar novas maneiras de alavancar suas vendas e gerar resultados melhores do que o anterior. E para definir qual será o plano, é preciso ficar ligado aos principais fatos que vão ocorrer e às oportunidades.  

Esse ano promete e não é pouco não, afinal, são diversos acontecimentos programados para 2022 e que podem influenciar diretamente no seu negócio. Se data comemorativa já é gancho para utilizarmos em campanhas de marketing, que dirá eventos como a Copa do Mundo e eleições no Brasil, que vão ocorrer agora.

E não é difícil perceber que essas são ótimas oportunidades para desenvolver estratégias de marketing ao seu favor. E por falar em estratégias, o post de hoje está imperdível, pois trouxemos 8 dicas das tendências de marketing para 2022.

Olha, já adiantamos que cada uma delas já ajuda e muito a alcançar bons resultados na sua empresa, mas combinadas, são imbatíveis. Então, para tudo que você está fazendo e foque nessas táticas que vamos falar agora. Está pronto? Lá vai!


1- Promoção de experiências híbridas – Omnichannel

Com a pandemia, a quantidade de empresas que passaram a comercializar pela Internet aumentou em grande escala. Diversas lojas físicas aderiram ao e-commerce como estratégia para driblar a queda nas vendas durante o isolamento social. Entretanto, se você pensa que a loja física está acabando, está muito enganado. Na verdade só acelerou o surgimento de uma tendência que já vinha ganhando espaço, apontada na pesquisa realizada pela WGSN: a omnicanalidade.

Também conhecido como Omnichannel, é um dos processos mais abordados atualmente, que nada mais é do que a capacidade de integração dos pontos de contato com o cliente. Isto quer dizer que ele pode começar o contato com a marca na loja física e terminar com a compra na loja online e vice-versa.

Provavelmente esse é um termo, que apesar de ser difícil, será muito comum no nosso dia a dia se você possui um negócio e quer mantê-lo sempre atualizado e em contato com o seu público. Além disso, outro ponto reforçado na pesquisa da WGSN, é a integração dos canais de vendas e de atendimento. 


2- Foco no Marketing de Conteúdo

Apesar de ser uma estratégia já utilizada, o marketing de conteúdo é uma tendência que permanece neste ano, com algumas mudanças, é claro. Agora, os dados passam a fazer parte sempre para trazer cada vez mais informações e relevância para o público. 

Além disso, sabemos que o cenário político e econômico brasileiro não está nada favorável, com grande probabilidade de ter mais instabilidades ainda com as eleições, portanto, quanto mais estratégias com pouco ou nenhum investimento financeiro, melhor. E é aí que entra não só o marketing de conteúdo, como também a técnica de otimização de sites, blogs e páginas. 


3- De nano a influenciadores digitais virtuais

Vamos combinar que o marketing de influência não é algo inédito, né? A novidade é que as marcas estão buscando cada vez mais construir credibilidade, investindo em novos tipos de  influenciadores.  Isto porque o público está mais criterioso nos “publis” e nas “resenhas”. 

Outro ponto de mudança é sobre novos tipos de influenciadores digitais, que vão desde atletas e jornalistas até o seu vizinho, por exemplo. Sim, você leu certo. O que importa mais nesse momento não é a quantidade de seguidores que se tem, mas sim qual o seu público e de que forma você engaja com ele, afinal, é muito mais fácil você acreditar na indicação de um produto quando a pessoa fala com propriedade daquilo. 

Para fechar este item, é claro que não podemos deixar de falar dos influenciadores digitais virtuais, que são criados a partir de computação gráfica e que engajam 3 vezes mais do que os influenciadores tradicionais, de acordo com o relatório da HypeAuditor. Quem nunca ouviu falar no Baianinho, das Casas Bahia, na Lu, da Magazine Luiza ou na Satiko


4 – Social Selling

A venda pela internet não começou agora, mas promete ser uma das práticas mais comuns já que o investimento financeiro é mais baixo em relação a outras formas de comercialização de produtos e serviços. Isso sem contar com o alcance que pode ser ainda maior do que as maneiras convencionais. 

Além disto, há também outro ponto interessante para se ressaltar, os vendedores internos. Já é comum, perfis de colaboradores de grandes marcas, como a Reserva, por exemplo,  anunciando produtos  e divulgando seus próprios cupons.


5-  Vídeo streaming  

Diversas pesquisas divulgadas já trouxeram o vídeo como um dos principais formatos de conteúdos vistos. Com o mercado de vídeo streaming não é diferente. Cada dia mais os serviços de Streaming são vistos pelas pessoas no dia a dia. 

Segundo o relatório divulgado pela Kantar, 86% das pessoas assistem vídeos online no Brasil. E isso não é só pela Netflix, não, afinal, agora a pioneira divide audiência com outras empresas como Amazon Prime, HBO Go, Disney+, Globoplay e Apple TV+. Quem nunca assistiu algum filme ou série online?

E por falar em streaming, outras duas tendências relacionadas é a live streaming que transmite ao vivo os conteúdos sem precisar baixar os dados, e os jogos de streaming que estão cada vez mais famosos e que têm retido a atenção dos amantes de video game.


6- Live social commerce

As lives de modo geral passaram a ser uma grande estratégia de audiência para entreter e arrecadar doações durante a pandemia e, agora, estão sendo utilizadas de diversas maneiras para continuar atraindo o público alvo com um algo a mais: a possibilidade de você colocar o link do que você estiver vendendo para ser comprado durante a live. 

Não precisamos nem dizer que as marcas estão adorando essa possibilidade, né? E vai desde cursos até produtos, como na black friday. Então, realiza uma transmissão ao vivo com artistas ou workshops em que o objetivo maior é promover uma experiência de compra online através de uma interação com a marca. Perfeito, né?


7-  O encantado mundo do metaverso

Apesar desse termo ter ficado mais para o final, esse é um dos temas mais atuais e mais comentados na internet. Antes de mais nada, vale ressaltar que mesmo em alta, o metaverso não é algo de agora. No entanto, ele teve um “boom” a partir da transformação do Facebook para o Meta. Marck Zuckerberg mais uma vez causando e se destacando, né?

Para quem ainda não entende muito bem, o metaverso é uma espécie de universo virtual construído a partir de tecnologia. É um ambiente com realidade virtual feita a partir de inteligência artificial junto com realidade aumentada e a própria internet, em que as marcas podem interagir com as pessoas através do entretenimento.

Esse é um novo território que não tem limite de espaço para ser explorado e construído, então, quanto mais cedo você estiver familiarizado com esse contexto, mais fácil será de lidar e utilizar esse ambiente em favor da sua marca. Mas calma, que, assim como tudo que é novo, ainda há muitos detalhes e discussões ocorrendo acerca desse universo. 


8- Defesa de causas como Diversidade e inclusão e responsabilidade ambiental

Por último, mas não menos importante, a tendência aqui não é uma estratégia propriamente dita, mas sim, temas que estão em alta no mundo todo, Então é bom ficar ligado, pois se você não está por dentro de nenhum desses assuntos, está na hora de se atualizar e pensar em um posicionamento para a sua empresa. 

E o mais interessante é que o público agora está cobrando cada vez mais as grandes marcas sobre temas importantes como a diversidade, inclusão e a responsabilidade social voltada para a sustentabilidade. 

Quantas vezes você já viu oportunidades de empregos que deixam em destaque a prioridade para pessoas negras, mulheres ou LGBTQIA+? Ou ainda planos divulgados por marcas famosas sobre o compromisso com o meio ambiente?

A tendência é que cada dia mais assuntos como esses estejam sendo abordados e priorizados pelas empresas e se o seu negócio não é construído levando em consideração esses assuntos, será bem mais difícil de conquistar a audiência do seu público, afinal o consumidor hoje não quer comprar por comprar. Pelo contrário, ele prioriza as marcas que têm valores semelhantes aos dele. 

Mas vale lembrar que não é suficiente ter a afinidade, é necessário mostrar que existe essa ligação. E aí, a sua marca já demonstra os valores em comuns com o seu público?

Bom, depois de tudo isso, temos certeza que você precisará de um tempo para assimilar e ver qual ou quais as tendências que mais se encaixam para a sua marca. Então, respire, salve esse post nos seus favoritos e leia quando quiser. 

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