A nova cara da rede social mais acessada do mundo está mais clean. Na verdade, é um resgate do seu layout antigo, que igualava as versões para dispositivos móveis e desktop, e gerava ao usuário as mesmas experiências nas duas plataformas.
A ideia é ter um único feed na rede. As fotos aparecem maiores, posts e anúncios com texto, continuam iguais e feeds que aparecem na versão atual como Grupos e Fotos, foram removidos da nova interface.
Greg Marra, responsável pelo feed de notícias, afirmou que o “Facebook sabe que as experiências para usuários no desktop e nos dispositivos móveis são diferentes, mas que é importante manter uma identidade. Depois de diversos testes realizados com a interface da rede social, os desenvolvedores resolveram ficar “com o melhor dos dois mundos”: um layout e navegação mais confortáveis, mas com fotografias e imagens em tamanho maior – como acontece nos celulares.”
Uma das mudanças pretendidas com a novidade é tornar o uso mais simples. As mudanças são apenas atualizações visuais, e não afetam a forma como o conteúdo é exibido e nem a forma como os posts são classificados no feed de noticias. No novo design, todas as imagens são maiores, mas os posts orgânicos e anúncios permanecem do mesmo tamanho, sem qualquer alteração de destaque. A rede social ganha um novo fundo, em cinza claro e fontes novas (Helvetica e Arial) tornando o uso mais simples.
Além disso, o Facebook ganha uma grande barra de pesquisa, chamada Graph Search Bar, a busca social como é conhecida, é uma espécie de pesquisa inteligente, que permite encontrar pessoas, restaurantes, lugares e outros itens, usando termos específicos. A principio os usuários brasileiros ainda não poderão tal recurso em português, mesmo com o novo formato. Por enquanto, todas essas novidades são apenas para a versão para desktop, e em mais ou menos um mês, todos os usuários já deverão estar com o novo visual no feed de notícias.
Estas mudanças, acabam influenciando diretamente o trabalho da equipe de Redes Sociais, principalmente o Diretor de Arte, que agora deve criar acompanhando as modificações das novas dimensões e adequando as necessidades de cada cliente e criação de materiais, ao novo formato estabelecido pelo Facebook.
Artigo baseado pelo TechTudo do G1.