Assim como aquela conversa bacana com um desconhecido precisa de uma oportunidade para acontecer, seu super conteúdo só vai chegar na sua audiência se também tiver a oportunidade de ser entregue.
Isso mesmo: o famoso, misterioso – e indeciso – algoritmo do Instagram marca contigo uma sucessão de primeiros encontros. E você que esteja desarrumado, com a roupa amassada ou fora dos padrões. Ele te julga pela forma primeiro.
E você realmente sabe o que agrada os olhos do algoritmo?
Ninguém tem ao certo uma receita de bolo infalível, mas vamos te dar 4 dicas para ser visto:
- Primeiro ponto: ele é carente. Você precisa estar frequentemente aceitando os encontros. Se sua frequência de postagens cai ele “leva para o coração”, acha que você não está dando a devida atenção e começa a te ignorar. Com isso, não te apresenta mais aos amigos.
- Segundo: Ele julga sua forma mas prefere sua presença. Ficar horas se arrumando e perder o encontro é tão prejudicial quanto tentar organizar um feed bonitinho e deixar de postar por não ter conseguido a imagem ou o conteúdo perfeitos.
- Terceiro: Ele tem memória fraca. Sabe seu amigo que não lembra o nome de ninguém? Facilite a vida dele. Descreva de forma clara quem você é e o que você faz. Assim é mais fácil te guardar na memória.
- Quarto: Quando estiver no encontro, seja você. A concorrência é grande, então a uma forma de gerar uma verdadeira conexão é trazendo algo exclusivo. E quer exclusividade maior que ser você mesmo? Nosso amigo algoritmo adora uma turma e ele percebendo os seus diferenciais vai começar a te apresentar para quem se interessa por isso (é aí que sua audiência qualificada vai se formando).
Saiba as principais características da audiência que lembrará do seu conteúdo!
Agora que você sabe conquistar o algoritmo, precisa ser aprovado pelos amigos dele. Como num grande desafio em mar aberto, essas quatro primeiras dicas foi apenas pra passar pela arrebentação.
Uma vez visto, chegou a hora de ser lembrado.
- Desperte a curiosidade: adoram uma história bem contada. Contextualizar é importante, trazer novidades também. Invista em uma redação estruturada e esteja atualizado das novidades do seu nicho.
- Chega de enrolação: adoram listas, check lists e atalhos. Sirva-os com conteúdo de valor que será eficiente e de fácil aplicabilidade.
- Ensine com a sua dor: A terceira é a junção da primeira e da segunda: preferem aprender com o erro alheio. A curiosidade de ler o que deu errado com outro gera a conexão e o atalho necessário para que seu conteúdo seja relevante.
- Jogue a rede: por último e não menos importante: precisam de um empurrãozinho. O famoso Call to Action – CTA, ou em português, a chamada para ação é extremamente necessária para conduzir o cliente para o seu negócio.
Essa vitrine chamada Instagram é um verdadeiro mar de oportunidades. Mas é preciso saber nadar para não ser engolido pelas ondas e jogado de volta à arrebentação. Foco, constância e direção é que vão determinar quem joga a rede ou quem é capturado por ela. Quem não tiver seu conteúdo visto e consumido com certeza estará vendo e consumindo o conteúdo de alguém.
Este, definitivamente, não é um mar para amadores, não dá para ficar à deriva. Conte-nos sua dificuldade pelo WhatsApp que podemos ter a solução para o seu negócio.
Imagem By Jefferson Muncy