Empresas que estão começando muitas vezes buscam fazer o trabalho de marketing digital sozinhas – sem entender muito do assunto – e saem impulsionando as publicações sem pensar no amanhã e muito menos na estratégia. Acham que apenas isso é necessário para conseguir que os clientes a notem e na maioria das vezes ficam com dúvidas em relação aos tipos de publicidade e como elas agem nas redes sociais.
Esses empreendimentos entram no mundo digital buscando resultados com visibilidade e engajamento com sua persona para seus produtos ou serviços, com o propósito de promoção, venda ou até mesmo fortalecimento da marca.
O Facebook atualmente reduziu a porcentagem média de visualização das postagens orgânicas das páginas abaixo de 1%, ou seja, nem tudo que é postado chega até as pessoas que “curtiram” sua fanpage.
Material complementar para entendimento:
Com esse baixo alcance orgânico das redes sociais, as empresas optam por anunciar para aumentar sua audiência e seu engajamento. Dentro do Facebook Ads, principal plataforma de anúncios em redes sociais (atende o Facebook, Instagram e em breve o Whatsapp), existem diversos tipos de campanhas ou tipos de anúncios, cada um com uma finalidade específica.
Postagens Orgânicas VS. Anúncios, nas redes sociais corporativas
Postagens ou, simplesmente, posts
As postagens orgânicas realizadas no Facebook e no Instagram, nada mais são do que publicações de textos, fotos e vídeos na fanpage ou “perfil comercial” – no caso do Instagram, que irão aparecer na timeline (linha do tempo) da empresa ou na seção de “stories” – este último utilizado até no Whatsapp. Tais postagens, ganham realmente visibilidade quando elas aparecem na timeline das pessoas que curtiram a fanpage ou o perfil, sem que elas precisem acessar necessariamente esse espaço das empresas.
Anúncios, ou como alguns dizem “impulsionamento de post”
A rede do Facebook Ads, realmente é a rede de maior alcance da atualidade, disponibilizam diversos tipos de anúncios, cada um com um objetivo específico (veja na tabela abaixo).
O que na verdade é comum a todos eles, diferenciando dos posts orgânicos, é que NÃO PRECISAM aparecer na fanpage ou em sua timeline, diferente do que a maioria de clientes imaginam. Lembre que o objetivo do anúncio é chegar ao maior número de pessoas possíveis dentro do target mapeado (público alvo / personas). Entendido esse critério, um anúncio, seja qual for seu objetivo, deverá necessariamente ser exibido na timeline de visualização das pessoas que estão dentro do universo mapeado, utilizando para isso sua localização, faixa etária, e principalmente, seus interesses demonstrados enquanto navegam pelo Facebook, Instagram, e até mesmo Whatsapp, escrevendo palavras, curtindo, comentando e compartilhando posts, seguindo outras empresas e participando de grupos.
Então agora, quando a BeeWeb ou a sua agência digital, fizer uma campanha de anúncio e você não visualizá-la na fanpage da sua empresa, já vai saber qual o verdadeiro motivo e não ficará esperando que os anúncio sejam apenas posts impulsionados para você ficar contando a quantidade de curtidas nele em comparação a outros.
Qual o melhor tipo anúncio?
O tipo de anúncio vai depender do objetivo que a empresa pretende alcançar. Se for, por exemplo, a busca por novos leads para sua campanha de inbound marketing, o melhor anúncio é o de “Geração de Cadastro”, agora se for ganhar engajamento com algum post orgânico feito na timeline da fanpage, então o melhor tipo de anúncio é o de “Envolvimento com a Publicação”. Aqueles botões que aparecem pra você que é administrador de uma fanpage e que ainda não tem uma conta de Anúncios, seria apenas uma forma expressa que o Facebook criou para te incentivar a aderir a esse tipo de publicidade. Como diz o ditado, dê a César o que é de César, se realmente que resultado, contrate um profissional com experiência.
Facebook vs. Instagram, onde anunciar?
O local correto para sua empresa anunciar vai depender do comportamento do seu público-alvo e em qual rede social ele se localiza. Ao descobrir essa informação sua escolha vai ser muito mais direcional e sua empresa vai conseguir o resultado desejado com os anúncios nas redes socias.