Vimos no capítulo sobre Criação de Sites a importância dessa ferramenta do Marketing Digital para a estratégia de praticamente todas empresas. Agora se você já sabe disso mas ainda não adotou as estratégias corretas para que esse espaço virtual de seu negócio continue atualizado, trazendo novos visitantes e convertendo-os em cliente, acompanhe aqui a leitura que iremos divagar sobre o assunto.
Para começar de forma bem direta, vamos citar a popular Manutenção Técnica. O site, como já falamos, é um conjunto de páginas digitais que precisa estar hospedada num servidor/computador online para que possa ser aberto sempre que requisitarem. Esse ambiente tecnológico, assim como qualquer um outro, requer atenção e manutenção constante. Já percebeu quantas vezes seu celular pede para ser atualizado por semana? Imagina então o site do seu negócio.
Diariamente são criadas e publicadas inúmeras atualizações de plugins de compartilhamento, recursos de segurança, melhorias nos códigos de desenvolvimento, que se não acompanharmos os principais deles o site começará a ter problemas de velocidade, carregamento de recursos de layout, perda do caminho ao banco de dados, exibição de imagens e até mesmo de ser encontrado numa busca – lembre que trata-se de uma competição onde o melhor se destaca.
Agora essa não deve ser nem de perto a única manutenção. O site não pode ser comparado com um catálogo de papel ou um velho jornal. Ele precisa ter atualizações de seus conteúdos – estamos nos referindo a manutenção dos conteúdos digitais – textos novos, fotos, vídeos e demais recursos que possam transmitir a seus visitantes recorrentes e ao Google que sua empresa está antenada ao mercado e sempre atualizada.
Acompanhar resultados do site
Muito mais simples que fazer anotações em papeis, pesquisas de mercado ou consulta ao departamento de vendas, com as ferramentas corretas sua empresa poderá acompanhar todos os resultados de performance do site – listados em seu planejamento de marketing digital, como origem das visitas, acessos, tempo de visita, página mais visualizada ou com maior tempo de leitura, índice de rejeição (bounce rate), cliques no botão de ação (CTA), conversão de leads e até mesmo de vendas.
Esses índices, além de muitos outros, guiarão sua sua equipe para realizar ajustes e correções no site. Por exemplo, se uma de suas principais frases-chave não estiver convertendo vistas em venda, mesmo estando bem posicionados no concorrido resultado de busca, isso poderá indicar uma mudança de estratégia que vai desde o reposicionamento do preço a reordenação dos conteúdos com inclusão de gatilhos mentais de conversão para que o cenário altere.
07 Ferramentas gratuitas para análise do site
Essas são apenas algumas ferramentas que podem ser utilizadas, mas isso dependerá do seu objetivo e metas que precisam ser planejadas previamente nas Estratégias Digitais.
Como trabalhamos
Agora que entendeu um pouco mais sobre essa importante ferramenta, o que acha de colocarmos ela na estratégia de seu negócio?
Para começar precisamos entender seu propósito, conhecer seu público alvo, seu negócio e assim propor a melhor estratégia para utilizar essa ferramenta.
Trabalhamos desde o momento do planejamento, ao desenvolvimento dos ativos, criação dos conteúdos e a propagação da sua empresa. E aí, vamos bater um papo online para nos conhecermos e entender as melhores formas para te atender? Deixe seus dados a seguir que entraremos em contato.
Photo by William Iven and cetteup on Unsplash
- Escrito por: Equipe BeeWeb Conteúdos
- Atualizado em: 14 de setembro de 2020
- Tags: ajustes no site, atualizacão de site, manutenção de site, site, website