Inbound Marketing

Ninguém quer mais receber uma ligação de telemarketing enquanto está na correria do dia a dia ou ser interrompido por propagandas invasivas enquanto navega por um site. A forma de comprar hoje é diferente da forma de tempos atrás. Se o mundo mudou e evoluiu, faz total sentido se adaptar a essa nova realidade, concordam? Quem quer vender não pode simplesmente empurrar o seu produto ou serviço goela abaixo do consumidor. Se o cliente não aceita mais ser incomodado, por que não nutri-lo de informações, seduzi-lo e então deixá-lo pronto para comprar seu produto? Não sabe como esse fluxo é possível? Nós contamos para você.

É para isso que serve o Inbound Marketing e seu conjunto de estratégias que visam atrair atenção de novos visitantes, seduzi-los para voluntariamente se tornarem leads e ao final de um fluxo de relacionamento e nutrição, onde uma parte conhecerá melhor a outra, o cenário esteja pronto para que o negócio se realize e os leads se convertam em clientes.

Como funciona o Inbound Marketing?

Como falamos acima, a ideia central é o relacionamento feito entre quem quer vender com quem tiver o interesse e a possibilidade em comprar.

Tudo começa no planejamento estratégico, onde a criação das personas é fundamental. Através desta técnica será possível identificar os desejos, necessidades e até mesmo os anseios de seus potenciais clientes, para então projetar as ações que primeiro farão os leads perceberem o problema, conhecerem parte das soluções, o negócio do ofertante e como seus produtos e/ou serviços poderão resolver seus problemas, suas dores.

Esse aprendizado acontece durante algumas etapas onde o lead é nutrido de informações na troca de seus dados, que transmite ao ofertante elementos para que ele possa pontua-lo para identificar se pertence ao grupo de personas projetado ou não.

Vamos a um exercício prático.

Uma fabrica de biquines exclusivamente femininos, pretende vender peças de sua última coleção, onde o preço médio é de R$ 200,00. Sua persona principal é mulher, tem 20 anos, adora malhar e não perde a oportunidade de ir a praia num dia de sol.

Eles criam um funil de conversão com 3 estágios simples.

1. Descoberta 
Atraindo prospects através de anúncios online, oferece um e-book completo com diversos tipos de biquines mais utilizados no mundo. Na troca, solicitam através de um formulário presente na Landing Page da ação o nome, sexo, idade,  e-mail para contato e se gosta de malhar.

Nesta etapa o Inbound utiliza os anúncios para atrair os leads de topo de funil (genéricos),  ofertando algo útil em troca de informações que serão utilizadas para realizar o primeiro filtro de persona.

2. Necessidade
Envia uma mensagem por e-mail após 3 dias para todos os leads que preencheram o primeiro formulário, mas apenas para aqueles que são do sexo feminino, com  idade entre 18 e 30 anos e que gostam de malhar,  e ofertam um catalogo exclusivo com fotos e vídeos das peças de sua última coleção. Na troca, solicitam num novo formulário que a pessoa informe seu grau de paixão de ir a praia e quanto ela estaria disposta a investir num biquine.

Eliminados nessa sequência quem não estava no perfil esperado, o Inbound se relaciona com os leads ofertando um novo elemento útil em troca de novas informações: necessidade e poder de compra.

3. Venda
Uma nova mensagem, após 1 dia útil é enviada para os leads que informaram ter alta paixão de ir a praia e que colocaram estarem disposta a investir num novo biquine um valor igual ou superior aos preços de seus produtos. Na mensagem, uma promoção exclusiva e com tempo limitado ofertará um dos produtos de sua coleção.

Nesta última etapa o passo final após identificar os potenciais clientes, uma mensagem seduzindo o lead para conversão.

Obviamente esse é apenas um exercício ilustrativo para o aprendizado, mas através dele já é possível visualizar as inúmeras possibilidades que o Inbound Marketing pode proporcionar nesse caminho entre a descoberta e a compra. Onde as duas partes, ofertantes e leads, se relacionarão através dessa clara troca de informações. 

Ofertante
– Te dou algo do seu interesse, em troca te nutro com informações e identifico se você faz parte de meu grupo de personas.

Leads
– Tudo bem, mas só darei minhas informações se realmente o que me oferecer for do meu interesse.

Então, para que essa “mágica” aconteça o Inbound utilizará um conjunto de ferramentas do marketing digital, como criação de personas, e-mail marketing, anúncios online, landing pages, site, análise de dados e muito mais, todas normalmente gerenciadas por aplicativos criados especialmente para facilitar a operação, como RD Station, ZOHO Marketing HUB, Lead Lovers, MailChimp e outras que falamos no post sobre Landing Pages.

Funil de Conversão

Etapas de uma campanha de Inbound Marketing?

planejamento

Etapa na qual toda a ação é idealizada com base no que pretende ser ofertado, do publico-alvo e suas personas.

De 2 a 4 semanas

Criação das pílulas

Fase de montagem dos conteúdos ricos, como ebooks, vídeos, posts, etc, que foram idealizados no planejamento.

De 1 a 3 meses

contratação das ferramentas

Com base nas necessidades levantadas no planejamento, da verba e do tempo previsto.

1 semana

Configuração do fluxo

Seguindo o planejamento, essa é a fase que a automação é configurada e testada.

De 2 a 3 semanas

Criação dos anúncios

Agora com o fluxo configurado, prepara-se os anúncios de atração e conversão das personas idealizadas.

1 semana

Monitoramento dos leads

Diariamente deve se monitorar os leads, ajustar as configurações e checar se vendas está recebendo os clientes potenciais.

Como trabalhamos

Agora que entendeu um pouco mais sobre essa importante ferramenta, o que acha de colocarmos ela na estratégia de seu negócio?

Para começar precisamos entender seu propósito, conhecer seu público alvo, seu negócio e assim propor a melhor estratégia para utilizar essa ferramenta.

Trabalhamos desde o momento do planejamento, ao desenvolvimento dos ativos, criação dos conteúdos e a propagação da sua empresa. E aí, vamos bater um papo online para nos conhecermos e entender as melhores formas para te atender? Deixe seus dados a seguir que entraremos em contato.