Embora existam muitos outros fatores que influenciam o sucesso de uma conta no Instagram, como tipos de conteúdo, horário e hashtags, a frequência de postagens nas redes sociais também é uma das partes essenciais nessa estratégia. Isso porque quando você posta frequentemente, você alcança mais pessoas. Por consequência, maior serão as chances de ganhar novos seguidores.
Diante desse cenário, você já deve ter se perguntado: qual a frequência ideal de postagens que eu ou minha empresa devem fazer? Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
O impacto da frequência no engajamento
Antes de falar de quantidade, é bom lembrar que existem pesquisas que comprovam o aumento do consumo das redes sociais durante a pandemia. Diante desse dado, muitas marcas e profissionais têm intensificado a frequência de publicações e é necessário que você se ajuste a esse novo contexto para não perder espaço e oportunidade de aparecer, atrair e vender.
É essencial buscar uma frequência diária no feed para seguir tendo resultados, acompanhando as mudanças no comportamento do seu cliente e os ajustes que sua concorrência está fazendo.
Como manter essa frequência de posts?
Para que você consiga manter essa frequência é preciso ter um planejamento estruturado, com uma agenda de postagens e um calendário editorial. Após ter tudo isso organizado, você pode começar a montar sua estratégia de forma eficiente. Com certeza, ao montar seu cronograma, ficará mais fácil segui-lo.
Faça sempre a análise dos seguinte pontos:
- Como o meu seguidor se comporta em cada rede social?
- Quais conteúdos serão publicados nelas?
- Quais as datas sazonais que importam para meu público para criar algum post específico?
- Quais são os dias da semana e horários ideais para cada plataforma?
- Há diversificação em meus posts no que diz respeito ao conteúdo e formato?
- Quantas vezes por dia/semana irei fazer postagens?
Conteúdo de qualidade
Uma frequência maior aumenta as chances de emplacar um conteúdo, mas evite cair na armadilha do post perfeito. É normal que aquele post que você não aposta tanto gere ótimos resultados, assim como pode acontecer de investir esforço demais em uma publicação que não tenha tanto retorno. Em vez de querer perfeito, procure fazer bem feito. Entenda que, não é postar por postar, é publicar conteúdo de qualidade e ter frequência. Essas são as maiores chaves do crescimento.
O que dá certo para a os canais de uma empresa não necessariamente é o melhor para outro. Realize adaptações, de modo a encontrar a frequência perfeita para agradar o seu público. Em redes sociais, não existe fórmula pronta. É fundamental acompanhar o desempenho de cada post para entender o que está dando certo e o que está dando errado. Para assim, fazer as devidas correções.
- Escrito por: Equipe BeeWeb Conteúdos
- Atualizado em: 19 de novembro de 2020
- Tags: gestão de redes sociais, Instagram, Redes Sociais