Marketing Digital para 2021: 4 estratégias que o seu negócio precisa aplicar

O ano de 2020 exigiu mudanças que acompanharão o seu negócio por muitos outros anos. E essa é uma verdade inclusive quando olhamos para as tendências de Marketing Digital para 2021.

Muita gente acredita que um bom marketing se resume apenas à criação de conteúdo nas redes sociais e anúncios pagos para potencializar as vendas online. Mas se tem uma coisa que 2020 mostrou, é que é necessário muito mais do que isso se você quer se tornar uma referência no mercado e potencializar suas vendas.

Quer descobrir como usar as tendências de Marketing Digital para 2021 a favor do seu negócio? Acompanhe este artigo e descubra pelo menos 4 grandes tendências para o ano que vem que você precisa acompanhar.

1. Cuide do relacionamento de sua marca com o público

Se tem uma coisa que o último ensinou para muita gente, é que marcas que só buscam “vender” na internet não permanecem muito tempo na mente do cliente. E isso é um problema, ainda mais quando você concorre com milhares de outras empresas que também estão usando a internet para vender.
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que se você quer usar mesmo o potencial da internet para duplicar as suas vendas, precisa parar de tentar forçar a venda a todo momento. Criar na mente do cliente uma imagem humana e de autoridade para a sua empresa é o melhor caminho para vender bem a longo prazo.

E isso só é possível criando um relacionamento verdadeiro com o seu público. Pare de criar apenas conteúdo sobre os seus produtos, e passe a criar posts que ajudem o seu cliente em potencial.
Além disso, crie uma comunicação mais íntima por meio das redes sociais e blog, respondendo comentários e dúvidas, até mesmo as críticas.

2. Distribua guias e conteúdos ricos por meio do blog

Você já deve ter ouvido algumas pessoas falarem sobre a importância de produzir conteúdo para o blog e site do seu negócio, principalmente se você quer economizar muito com marketing digital e amplificar as suas vendas nos próximos anos. Essa ainda é uma grande verdade.

Porém, ainda em 2020 vimos uma transformação importante no mercado, que vai se tornar uma grande tendência para o marketing digital de 2021. A verdade é que nos anos anteriores as empresas investiram em um excesso de conteúdo, mas de baixíssima qualidade e longe de atender as dores e demandas dos clientes em potencial.

Por isso, nos próximos anos vai se destacar a empresa que começar a produzir conteúdo de valor focado de verdade nas dores do público. Mais importante do que a frequência de postagem, investir em conteúdos ricos em informação vai fazer grande diferença na sua estratégia de marketing.

Lembra quando falamos da importância de construir um relacionamento com a audiência? Este momento é uma grande oportunidade. Você pode usar de sua comunicação mais intima com o público para perguntar diretamente a eles quais são as suas dificuldades e o que querem ver no conteúdo de sua empresa.

Além disso, sempre que possível, transforme dúvidas técnicas em conteúdos simples e fáceis de assimilar para o seu blog e site. Use analogias e uma linguagem informal para falar com propriedade do mercado que você atua, e veja como isso traz muito mais público de forma orgânica para sua empresa.

3. Foque em dados e performance de conteúdos

Uma coisa que só a internet proporciona, é a possibilidade de metrificar cada ação online da sua empresa. Porém, o que nem todos percebem, é que dá para usar todos esses dados a favor da produção de conteúdo da empresa.

Empresas grandes, já perceberam que dá para produzir conteúdo que atinge de verdade o público usando os dados a seu favor. Já imaginou conhecer tão bem a sua audiência, que até mesmo os conteúdos de vendas viralizariam para seu público? Essa é uma possibilidade, quando você começa a produzir conteúdo com base em dados.

Agora, você pode estar se perguntando: afinal, onde encontro esses dados? A resposta é mais simples do que parece. Diariamente, os perfis de sua empresa nas redes sociais, como Instagram, Twitter, e até mesmo blog e o Google Meu Negócio, entregam para você relatórios detalhados de acessos, curtidas e até de comentários.

E é por meio deles que você consegue descobrir qual o formato de conteúdo agrada mais o seu público, e até mesmo o assunto que o interessa mais. Essa é a sua chance de identificar isso e fazer blogposts mais completos, falando exatamente aquilo que o seu cliente em potenciam deseja saber.

Claro, você não deve deixar de produzir conteúdos que “parecem não funcionar”, mas esses dados ajudam você a gerenciar melhor a sua estratégia de curto e longo prazo.

4. Use conteúdo gerado por clientes

Uma coisa que já é uma das grandes tendências de marketing digital para 2021 é o aproveitamento de conteúdos produzidos por clientes. Ao invés de gastar milhares de reais com fotógrafos todos os anos, você pode simplesmente dar uma olhada naquilo que os seus clientes já postam sobre a sua empresa na internet.

No caso de hotéis, por exemplo, é comum que os hóspedes tirem selfies na piscina ou restaurante, por exemplo, e divulguem entre seus próprios seguidores na rede social pessoal. O hotel pode compartilhar essas fotos na rede social do negócio, dando os devidos créditos e mostrando para o público uma prova social verídica.

E estas são apenas algumas das grandes tendências de marketing para 2021. Está pronto para colocar todas elas em ação? Se você gostou, acompanhe o blog da BeeWeb e descubra outros passos importantes para dobrar as suas vendas online e se transformar em uma referência em seu mercado.