Pesquisas revelam que o sucesso de uma boa venda está diretamente ligada ao primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa. Se esse contato for feito de qualquer forma e sem preparo, é possível que o cliente não compre. Ou, ele poderá até efetuar a compra mas a experiência não será positiva e provavelmente ele não voltará a comprar e nem indicará seus produtos ou serviços para outros clientes. Agora, se o cliente for “encantado” desde o primeiro contato, e durante toda a jornada de compra dele, aí sim você terá um cliente fiel e multiplicador de suas vendas.
Para que isso aconteça, sua empresa precisa ter um processo comercial bem definido e bem implementado. A implantação de um processo de CRM traz mais visibilidade para toda a sua área comercial, facilitando o controle das operações de marketing e vendas. Mas, para poder utilizar todo o potencial de ferramentas assim, é necessário que esse processo esteja devidamente estruturado e organizado.
O que é CRM?
CRM é a sigla em inglês para “Customer Relationship Management”, traduzindo “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Mas que tipo de relacionamento seria esse? O CRM, de modo geral, permite que sua empresa aumente a produtividade comercial através da organização e acompanhamento das estratégias de marketing e vendas, centralizando todas as informações dos clientes em um único lugar, com acesso fácil e rápido, e com um maior controle das ações comerciais. O objetivo final é alcançar um controle assertivo da recepção dos Leads e uma melhor eficiência na relação com eles, onde se espera ter como resultado um ganho de produtividade e uma redução dos custos das operações, atingindo assim o aumento dos lucros e uma maior fidelização do cliente.
06 Benefícios que sua empresa terá ao adotar o processo de CRM
Otimizar o tempo
Com o CRM você pode criar campanhas para captação de novos Leads de forma automatizada, não sendo mais necessário a busca de dados e nem o preenchimento de planilhas enormes. O CRM filtra esses dados e só chegará para a equipe de vendas aqueles Leads com mais chances de fechamento.
Monitorar equipe de vendas
O gestor terá uma visão completa das atividades de toda a sua equipe em tempo real, facilitando assim um maior controle do desempenho dos seu time de vendas, sendo possível a previsão de problemas e a adoção rápida de medidas para melhorar a produtividade.
Maior proximidade com os Leads
Desde a chegada dos dados dos Leads até o último contato feito, tudo fica registrado. Assim, o discurso de venda será feito com maior propriedade, mais direcionado, estreitando a relação.
Integração das equipes
Uma das maiores dificuldades das empresas é fazer a integração entre as suas equipes dentro do mesmo espaço, principalmente de vendas e de marketing. Com o CRM, todos os setores poderão acompanhar a evolução de cada negociação em andamento, o que facilita a comunicação entre eles e o alinhamento das atividades.
Acesso remoto
Com o sistema de CRM implantado será possível acessar todos os dados dos clientes, e suas negociações, de qualquer lugar em tempo real. E, a depender do aplicativo utilizado, esses dados poderão ser acessados também pelo celular.
Cliente satisfeito
Qual o cliente que não ficaria satisfeito com um atendimento coeso, sem abusos e direcionado corretamente às necessidades dele? Com o CRM o cliente só será contatado no momento certo e com as informações que ele precisa, assim não os atritos de relacionamento serão reduzidos praticamente a zero.
Existem desvantagens na adoção de um processo de CRM?
Se os funcionários envolvidos seguirem todos os passos que forem determinados no processo de CRM, não existirão desvantagens a serem relatadas. Por isso é muito importante que todas as etapas do CRM sejam muito bem definidas e bem implementadas, para que os objetivos sejam alcançados.
Além disso, a escolha errada do sistema de CRM também pode contribuir para o fracasso de todo o processo. Desta forma, é muito importante a definição do aplicativo correto, que mais se adeque à realidade da empresa. Nem sempre o sistema mais caro e com mais recursos é o ideal. É preciso escolher aquele que se alinhe melhor com a necessidade de cada negócio.
Para automatizar o processo comercial de empresas, a BeeWeb trabalha em parceria com algumas plataformas de CRM totalmente on lines e que permitem alterações personalizadas para cada situação. Desde a chegada dos Leads até o fechamento da venda, será possível organizar todos os aspectos comerciais do seu negócio, reduzindo as tarefas repetitivas e definindo os fluxos de trabalho através da automatização das atividades principais.
Etapas do processo de implantação do CRM
Empresas atendidas pela BeeWeb precisam passar pelas etapas a seguir para alcançar resultados que poderão revolucionar seu processo de vendas.
1. MODELAGEM
Esta primeira etapa visa analisar o processo comercial existente, validar e sugerir possíveis alterações, visando organizar e otimizar as atividades das áreas de atendimento ao cliente, relacionamento e vendas. O levantamento das informações será feito através de entrevista com os principais agentes da área comercial para posterior elaboração de um fluxograma, onde serão identificados os GAPs nos processos atuais. Com isso, será possível definir novas regras de atuação e um novo fluxograma das atividades.
Na modelagem também serão definidas quais atividades poderão ser automatizadas, ou seja, àquelas atividades que serão executadas pelo sistema de CRM sem a intervenção de um usuário. Como por exemplo, disparar e-mails sequenciais, com intervalo de tempo pré definido, de acordo com a interação do cliente. Dessa forma, sobra mais tempo para a equipe comercial focar no mais importante, que é vender.
Aqui também serão determinados os índices gerenciais que serão utilizados. No sistema de CRM eles serão atualizados em tempo real. O Key Performance Indicator (KPI) é uma medida padrão que demonstra a eficácia de sua equipe de vendas em atingir importantes objetivos de negócios. Ele também fornece análises úteis para ajudar a equipe de vendas a aumentar sua produtividade, medindo seu desempenho regularmente. Os KPI´s da sua empresa serão testados após 1 ou 2 meses de uso do sistema, quando já teremos movimento suficiente para analisar. Caso seja necessário, podemos alterar ou substituir alguns índices do painel de análise.
2. RECONHECIMENTO E NUTRIÇÃO
Esta etapa visa determinar de quais formas os leads serão atraídos ao visitar o site da empresa, para que eles forneçam os dados de contato ao demonstrar interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. De acordo com o Modelo de Negócio, esses materiais poderão ser vídeos, mini-cursos, e-books, etc, cujos conteúdo serão de responsabilidade da empresa, que serão utilizados para atrair esses novos leads.
3. EQUIPAR, GERIR E AUTOMATIZAR
Agora é hora de executar tudo que foi planejado nas etapas anteriores. Será feita a instalação e parametrização do CRM, a criação dos fluxos, etapas do pipeline de vendas, regras de automação, e-mails padrões, campos personalizados, tudo conforme definido na etapa de Modelagem. Também será executada a montagem do dashboards de gerenciamento com os KPI´s escolhidos.
Com tudo configurado, serão realizados os treinamentos dos usuários do sistema CRM, de acordo com cada área de atuação:
Coordenador – responsável pelo gerenciamento do sistema CRM.
Usuários Chaves – responsáveis pela execução correta do processo comercial, e poderão substituir o coordenador quando necessário.
Usuários Finais – responsáveis pela utilização diária do sistema CRM.
Após a conclusão dos treinamentos, será ativado o Live Go que é o início ao uso do processo com o sistema CRM.
4. ANÁLISE, VENDAS E MENTORIA
Esta etapa visa acompanhar mensalmente se o processo modelado está sendo seguido e se ele está trazendo o resultado esperado para a empresa. Este trabalho será feito através de acessos ao sistema de CRM do cliente BeeWeb para fazer um levantamento das atividades. Serão realizadas reuniões on-line mensais com o usuário coordenador e os usuários chaves. E, por fim, serão elaborados relatórios mensais com o andamento das atividades e os resultados alcançados até o momento.
Como trabalhamos
Agora que entendeu um pouco mais sobre essa importante estratégia, o que acha de implantarmos ela no seu negócio?
Para começar precisamos entender seu propósito, conhecer seu público alvo, seu negócio e assim propor a melhor estratégia para utiliza-la.
Trabalhamos desde o momento do planejamento, ao desenvolvimento dos ativos, criação dos conteúdos e a propagação da sua empresa. E aí, vamos bater um papo online para nos conhecermos e entender as melhores formas para te atender? Deixe seus dados a seguir que entraremos em contato.
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- Escrito por: Equipe BeeWeb Conteúdos
- Atualizado em: 31 de maio de 2021
- Tags: crm, Marketing, organização, processo, sistema de crm, vendas