Se sua empresa está no meio digital você já deve ter percebido que há horários em que as redes sociais de sua empresa tem muitas curtidas, comentários e envolvimentos com o post e há outros em que o que é publicado quase ninguém interage, né? Isso deve-se a existência de uma tecnologia chamada “algoritmo”, é isso que faz com que seu conteúdo chegue para mais ou menos pessoas de acordo com alguns fatores, como por exemplo, o horário, que é o que vamos falar aqui hoje.
Antes de tudo, vale lembrar que as mídias sociais, hoje, são fundamentais para qualquer negócio. Elas têm a capacidade de maximizar a divulgação da sua marca e consequentemente gerar muito mais lucro em pouco tempo, se for usada com a estratégia correta, é claro. Tudo deve ser pensado de acordo com o interesse dos seus clientes e possíveis clientes.
Se você ainda está em dúvida sobre qual o melhor horário para fazer as suas postagens e atingir o público alvo do seu negócio, então continue a leitura que vamos dar as dicas para cada rede social. Afinal, isso é mais um fato importante para ressaltar: cada rede social tem seu horário de maior visualização e engajamento. Então, bora lá para as dicas!
Antes de começarmos, olha como estamos alinhados com a importância desse tema. Hoje, a autora, professora e palestrante Martha Gabriel, postou o mesmo assunto em suas redes sociais, apesar das fontes serem diferentes, a maioria dos horários coincide.
Nem todas as horas são iguais aos olhos dos algoritmos de redes sociais— eles analisam inúmeros fatores para favorecerem, ou não, a propagação de conteúdos.
Martha Gabriel Tweet
Mesmo com o surgimento de novas redes sociais, o Facebook ainda é a maior delas, com 1.84 bilhões de usuários diários ativos. Cerca de 60.6% dos internautas usam o Facebook, o que corresponde a quase 2/3 terços de todos na Internet. Ou seja, depois desses dados, já temos bons argumentos para você ficar atento ao horário de postagem nessa rede social, né?
Atualmente, a melhor hora para postar e conseguir entregar seu conteúdo para mais pessoas é de 11h às 14h, nas quartas-feiras. Isso porque a maioria das pessoas estão atentas à internet nesse período. Fora este dia da semana, você pode apostar também nos horários das 9h da manhã até às 16h. Mas fique ligado, se você está querendo principalmente engajamento, priorize os dias de semana, já que no final de semana, o público não está propenso a se envolver tanto com a sua marca, a menos que você seja uma casa noturna ou algo do tipo.
Uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários, o Instagram também tem grande importância na hora de pensar na estratégia de divulgação da sua marca no ambiente digital.
De acordo com a Social Media Trends, mais de 80% das empresas brasileiras estão no Instagram. Com muito menos tempo de existência do que o Facebook, o Instagram já chegou a 1 bilhão de usuários ativos mensais e 500 milhões de usuários ativos diários. A utilização dessas duas redes pode ser uma arma poderosa na hora de conquistar cliente, mas lembrando sempre é claro que é necessário conhecer quem é o seu público e o horário em que ele mais se envolve nas publicações.
E por falar em horário, vamos aos fatos: as postagens feitas às quartas às 11h e às sextas, entre 10h e 11h tendem a engajar muito mais do que no restante dos dias. Mas se você está na dúvida e quer ampliar um pouco o período de postagem, os horários mais seguros vão de terças às sextas de 9h às 18h.
Se você curte uma rede social, onde chega primeiro a informação, é o Twitter. Cerca de 46% dos usuários dessa rede usam o site diariamente, com 66% dos usuários acessando pelo menos uma vez por semana. Aproximadamente 74% usam justamente para receber notícias.
É uma rede social que tem uma grande capacidade de viralização dos conteúdos e que é muito usada para mostrar o posicionamento da marca em relação aos assuntos em alta ou com grande repercussão.
Sobre o melhor horário para para postar e engajar é nas quartas e sextas às 9h. Ou ainda, para quem quer ampliar a grade de horários, pode desenvolver posts para serem publicados em dias de semana, de 9h às 13h. Mas atenção: lembre-se que é permitido um número reduzido de caracteres, ok?
Considerado uma rede social profissional, o Linkedin tem uma funcionalidade muito interessante para quem quer conseguir um emprego, ou o inverso, para a empresa que quer contratar um bom funcionário. Com mais de 130 milhões de usuários, é lá que as pessoas se relacionam com outras da sua área, para facilitar aquele chamado “network”.
Para quem deseja conquistar leads, o LinkedIn é 277% mais eficaz na geração deles do que o Facebook e o Twitter, segundo o Hubspot. Já em horário de maior engajamento as postagens realizadas na quarta, entre 7h e 8h tendem a obter maiores resultados. Mas ainda em relação a um bom período para engajar o seu público, você pode optar por postar de 9:00h às 14:00h nas Terças, Quintas e Sextas.
Agora não tem desculpa para não planejar e investir em conteúdos na internet. Nesse texto já tem provas e argumentos suficientes para você perceber o quanto isso pode ser lucrativo para a sua marca ou empresa. É claro, que há outros diversos fatores e estratégias que ajudam nesse objetivo. Se você tem interesse em saber mais, continue acompanhando por aqui ou nas nossas redes sociais que sempre estamos trazendo conteúdos informativos para te ajudar. Se ficou alguma dúvida, aproveita e comenta que poderemos falar mais sobre isso nas próximas postagens. Até lá!
Photo by Daniel Korpai on Unsplash
- Escrito por: Equipe BeeWeb Conteúdos
- Atualizado em: 11 de abril de 2021
- Tags: horário da publicação, post, Redes Sociais