Qual rede social devo escolher para o meu negócio: Instagram ou Facebook?

Você está com aquela impressão de que as pessoas já não interagem no Facebook da mesma forma que antes? Então, você está certo. Um estudo da Socialbakers constatou que, pela primeira vez, o alcance e o engajamento dos posts das 50 maiores marcas do mundo foi maior no Instagram do que no Facebook.

Quer entender os reflexos dessa descoberta no seu negócio? Acompanhe nosso post de hoje.

Dados das redes sociais

O engajamento é uma das métricas mais estratégicas para as marcas nas redes sociais, perdendo apenas para as métricas de vendas, claro. A ultrapassagem do Instagram em relação ao Facebook revela que as pessoas estão mais abertas a interagir e participar de conversas com marcas no Instagram do que no Facebook, onde o engajamento orgânico atual vem diminuindo consideravelmente.

O levantamento também concluiu que os investimentos em anúncios no Instagram cresceram 40%, bem como identificou que os principais objetivos dos anúncios nas duas redes sociais são obter clique em links e engajamento. Somando os percentuais, no Facebook, eles representam 44,8% dos objetivos das marcas que realizam anúncios patrocinados, enquanto no Instagram são 51,7%.

O que são anúncios patrocinados?

O Brasil tem uma presença considerável no Instagram, contabilizando 66 milhões de pessoas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos – país onde o aplicativo foi criado. Esses números comprovam que a rede é uma excelente oportunidade de investimento. Provavelmente, você já visualizou em algum momento o post patrocinado de um perfil que você não segue aparecendo no seu feed ou nos stories – em formato de imagem ou de vídeo – fazendo propaganda do produto ou serviço de uma empresa.

Atualmente, existem 5 tipos de formato de anúncio. São eles que que irão te auxiliar no alcance das suas metas que podem ir desde gerar mais leads, aumentar o reconhecimento da sua marca até gerar tráfego para o site:

  1. Carrossel;
  2. Imagem única;
  3. Vídeo único;
  4. Apresentação multimídia;
  5. Coleção.

Esses posts, também conhecidos como “Instagram Ads”, são uma das ferramentas mais eficientes para anunciar seu negócio usando estratégias de Marketing Digital.

Veja abaixo um exemplo de anúncio para gerar tráfego do perfil “Restaurante Tempero da Lelê”:

 

Facebook segue relevante

Embora tenha perdido em termos de engajamento, o Facebook continua crescendo e segue como maior rede social do mundo. No entanto, seu crescimento desacelerou nos últimos anos porque além de não ter mais tanta margem para crescimento, perdeu o interesse do público mais jovem que migrou para o Instagram e TikTok.

Contudo, isso não quer dizer que a plataforma tenha deixado de ser relevante para a estratégia das marcas. Além de concentrar um alto volume de usuários, o Facebook é a única rede social que atinge todas as faixas etárias.

Sua empresa precisa ter um alcance maior em suas postagens e precisa de anúncios? Fale conosco.