Reutilize conteúdo: descubra como transformar post de blog em conteúdo para as redes sociais

Descubra os segredos para otimizar suas redes sociais reutilizando conteúdo do blog.

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve saber que o alimentar o blog da empresa é uma das melhores maneiras de gerar tráfego, encantar clientes e fechar vendas. Porém, da mesma forma, hoje é impossível pensar em ter uma presença no mundo digital sem investir também em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo.

O grande problema, é: apesar de dar bons resultados, a verdade é que produzir conteúdo para o blog e para as redes é um processo que exige tempo e dedicação. E qualquer maneira de otimizar tempo e gerar conteúdo de valor, certamente, é muito bem vindo.

Uma das maneiras de gerar muito mais engajamento e resultado com menos esforço, é, justamente, reutilizar conteúdo do blog e aproveitar todas as ideias da melhor maneira possível, usando-as também nas redes sociais. Transformar um post no blog em conteúdo para as redes sociais não é tão complicado quanto você deve pensar, e traz ótimos resultados.

Quer descobrir como começar a usar o conteúdo do seu blog de forma eficiente, gerando muito mais valor e engajamento com seus clientes? Nos acompanhe neste artigo e confira algumas das nossas dicas!

Qual a importância de reutilizar conteúdo do blog nas redes sociais?

Gerar conteúdo relevante é o segredo para atrair público e fidelizar clientes. No entanto, nem de longe isso significa que você não deva aproveitar ideias e transformar um mesmo conteúdo para diversos formatos diferentes.

Além de ser uma maneira de economizar tempo, e aproveitar o melhor de suas (boas) ideias, reutilizar conteúdo também é fundamental para que você consiga alcançar um público diverso. Afinal, nem sempre o público que segue a sua empresa pelo Instagram, é a mesma que segue no Facebook ou mesmo no blog.

Além disso, o formato do conteúdo de um post no blog e dos posts no Instagram são completamente diferentes, justamente porque atendem públicos com interesses diferentes. Você precisa saber aproveitar o melhor de cada plataforma se quiser chamar a atenção do seu público.

Abaixo, confira alguns dos segredos para começar a reutilizar conteúdo agora mesmo e transformar mesmo os posts mais simples do blog em posts irresistíveis nas redes sociais!

1. Faça enquetes no Instagram

Uma sugestão para você usar a mesma ideia de conteúdo de um post no blog no Instagram é aproveitar os formatos exclusivos dessa plataforma. Um deles são os stories com enquetes, que são famosas por gerar engajamento com o público e trazê-lo para mais perto da empresa.

O segredo é você usar a criatividade. Se você possui um hotel, por exemplo, e acabou de fazer um post no blog sobre qual a melhor estação para visitar a sua região, pode fazer uma enquete simples no Instagram perguntando qual a estação preferida do público. Simples, mas extremamente efetivo, acredite.

2. Tire dados importantes do post no blog

Você teve todo um trabalho para produzir um post para o blog bem completo e cheio de dicas bacanas. Não é justo que esse conteúdo não vá para outras plataformas, não é mesmo? Nesse caso, você pode retirar dados importantes do post e transformar em posts que chamamos de pílulas de conhecimento para o Instagram, Facebook e Twitter.

Essas pílulas de conhecimento nada mais são do que um conteúdo altamente informativo, mas fáceis de serem consumidos. Por exemplo, uma dica direta, resumida em 1 parágrafo ou mesmo em uma frase na imagem do Instagram, é bem efetiva e rápida de ser consumida.

3. Faça uma citação

Imagens com citações são conteúdos fáceis de digerir e muita gente curte. Uma ideia é você pegar uma frase interessante do post no blog e transformar em uma citação, inclusive, instigando o público a sair um pouco das redes sociais e conferir o conteúdo completo.

4. Transforme o conteúdo do blog em infográfico

Outra ideia bacana é você resumir o conteúdo do post do blog e transformá-lo em um infográfico. Esse formato funciona bastante tanto no Instagram quanto no Facebook, e pode ser utilizado até mesmo no Pinterest.

O Pinterest é um caso especial, e vale receber uma atenção nesse processo. Isso porque você consegue aplicar técnicas de SEO, já que o Pinterest é uma plataforma que funciona como um buscador de imagens. Isso garante que seus posts apareçam para o público certo e, ainda por cima, leva um tráfego valioso para o site da sua empresa.

5. Faça um checklist

Conteúdos do blog costumam ser ricos em dicas e informações práticas… E por que não transformar esse conteúdo, que é tão prático, em um checklist? Tal como os infográficos, os checklists imperam com facilidade em redes sociais de apelo visual, como o Instagram ou o Pinterest, e você pode se aproveitar disso.