Descubra os segredos para otimizar suas redes sociais reutilizando conteúdo do blog.
Se você nos acompanha há algum tempo, já deve saber que o alimentar o blog da empresa é uma das melhores maneiras de gerar tráfego, encantar clientes e fechar vendas. Porém, da mesma forma, hoje é impossível pensar em ter uma presença no mundo digital sem investir também em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo.
O grande problema, é: apesar de dar bons resultados, a verdade é que produzir conteúdo para o blog e para as redes é um processo que exige tempo e dedicação. E qualquer maneira de otimizar tempo e gerar conteúdo de valor, certamente, é muito bem vindo.
Uma das maneiras de gerar muito mais engajamento e resultado com menos esforço, é, justamente, reutilizar conteúdo do blog e aproveitar todas as ideias da melhor maneira possível, usando-as também nas redes sociais. Transformar um post no blog em conteúdo para as redes sociais não é tão complicado quanto você deve pensar, e traz ótimos resultados.
Quer descobrir como começar a usar o conteúdo do seu blog de forma eficiente, gerando muito mais valor e engajamento com seus clientes? Nos acompanhe neste artigo e confira algumas das nossas dicas!
Qual a importância de reutilizar conteúdo do blog nas redes sociais?
Gerar conteúdo relevante é o segredo para atrair público e fidelizar clientes. No entanto, nem de longe isso significa que você não deva aproveitar ideias e transformar um mesmo conteúdo para diversos formatos diferentes.
Além de ser uma maneira de economizar tempo, e aproveitar o melhor de suas (boas) ideias, reutilizar conteúdo também é fundamental para que você consiga alcançar um público diverso. Afinal, nem sempre o público que segue a sua empresa pelo Instagram, é a mesma que segue no Facebook ou mesmo no blog.
Além disso, o formato do conteúdo de um post no blog e dos posts no Instagram são completamente diferentes, justamente porque atendem públicos com interesses diferentes. Você precisa saber aproveitar o melhor de cada plataforma se quiser chamar a atenção do seu público.
Abaixo, confira alguns dos segredos para começar a reutilizar conteúdo agora mesmo e transformar mesmo os posts mais simples do blog em posts irresistíveis nas redes sociais!
1. Faça enquetes no Instagram
Uma sugestão para você usar a mesma ideia de conteúdo de um post no blog no Instagram é aproveitar os formatos exclusivos dessa plataforma. Um deles são os stories com enquetes, que são famosas por gerar engajamento com o público e trazê-lo para mais perto da empresa.
O segredo é você usar a criatividade. Se você possui um hotel, por exemplo, e acabou de fazer um post no blog sobre qual a melhor estação para visitar a sua região, pode fazer uma enquete simples no Instagram perguntando qual a estação preferida do público. Simples, mas extremamente efetivo, acredite.
2. Tire dados importantes do post no blog
Você teve todo um trabalho para produzir um post para o blog bem completo e cheio de dicas bacanas. Não é justo que esse conteúdo não vá para outras plataformas, não é mesmo? Nesse caso, você pode retirar dados importantes do post e transformar em posts que chamamos de pílulas de conhecimento para o Instagram, Facebook e Twitter.
Essas pílulas de conhecimento nada mais são do que um conteúdo altamente informativo, mas fáceis de serem consumidos. Por exemplo, uma dica direta, resumida em 1 parágrafo ou mesmo em uma frase na imagem do Instagram, é bem efetiva e rápida de ser consumida.
3. Faça uma citação
Imagens com citações são conteúdos fáceis de digerir e muita gente curte. Uma ideia é você pegar uma frase interessante do post no blog e transformar em uma citação, inclusive, instigando o público a sair um pouco das redes sociais e conferir o conteúdo completo.
4. Transforme o conteúdo do blog em infográfico
Outra ideia bacana é você resumir o conteúdo do post do blog e transformá-lo em um infográfico. Esse formato funciona bastante tanto no Instagram quanto no Facebook, e pode ser utilizado até mesmo no Pinterest.
O Pinterest é um caso especial, e vale receber uma atenção nesse processo. Isso porque você consegue aplicar técnicas de SEO, já que o Pinterest é uma plataforma que funciona como um buscador de imagens. Isso garante que seus posts apareçam para o público certo e, ainda por cima, leva um tráfego valioso para o site da sua empresa.
5. Faça um checklist
Conteúdos do blog costumam ser ricos em dicas e informações práticas… E por que não transformar esse conteúdo, que é tão prático, em um checklist? Tal como os infográficos, os checklists imperam com facilidade em redes sociais de apelo visual, como o Instagram ou o Pinterest, e você pode se aproveitar disso.
- Escrito por: Equipe BeeWeb Conteúdos
- Atualizado em: 26 de setembro de 2019
- Tags: blog, marketing de conteúdo, Redes Sociais