Webwriting

Webwriting são várias técnicas voltadas para a criação e distribuição de conteúdo na internet. Esse conteúdo pode ser em texto, imagens, vídeos, áudios, entre outros formatos. Existe mais ou menos desde 1997, quando Jakob Nielsen, comprovou que a produção de conteúdos para web precisava de uma forma diferenciada. O campo de atuação é amplo e envolve aspectos de usabilidade, arquitetura da informação, qualidade de conteúdo, SEO, gestão de conhecimento e etc.

Um site com boas práticas de webwriting é bem visto pelos motores de busca no Google. Fora isso, como dito anteriormente, o webwriting é essencial para a construção de marca. Ou seja, toda empresa que se preze deve contar suas histórias, deve expor seus conteúdos e experiências. O que difere sua marca das outras é o conteúdo que ela disponibiliza e como ela atinge o seu público.

O webwriting está nos vídeos que você assiste, nas newsletters que você recebe, nos artigos de blog que você lê. Está em praticamente tudo na internet. Para vender, seu website precisa ser visto pelas pessoas certas. E para ser visto, ele precisa estar otimizado e precisa fazer “amizades” com os motores de busca do Google. Como sabemos, os robôs Google não avaliam somente as palavras-chave, mas sim qualidade de conteúdo, links, imagens, e etc. E a fórmula que o webwriting usa para ajudar nesse processo é a seguinte:

  • Conteúdo extremamente relevante;
  • Textos com uma linguagem simples e de fácil entendimento;
  • SEMPRE ensinar algo ao leitor em cada post/ publicação;
  • Atualizações regulares;
  • Evitar o excesso de banners e anúncios;
  • Evitar arquivos flash e imagens muito grandes e difíceis de carregar;
  • Otimizar conteúdos, sem perder qualidade de texto;
  • Criar títulos e chamadas atrativos;
  • Revisar sempre seus textos antes de publicar, e se possível, peça para alguém ler;
  • Divulgar em todas as mídias sociais que você puder;
  • A cada 500 caracteres no máximo, abrir outro parágrafo;
  • Escrever em listas;
  • Colocar links de outros blogs e sites importantes;
  • Adicionar vídeos e elementos visuais para enriquecer seus conteúdos;

As técnicas de webwriting, quando bem aplicadas, tendem a trazer ótimos resultados para o seu website. Mensure os resultados e veja quais formatos mais funcionam para o seu negócio.