7 Pontos Importantes para aumentar o alcance orgânico das publicações nas redes sociais

Quer aumentar o alcance orgânico nas redes sociais da empresa? Confira 7 passos fundamentais e comece a aplicá-los agora mesmo!

Transformar a eficiência do alcance orgânico dos posts nas redes sociais é o sonho de todo negócio, e não à toa. Afinal, essa é uma oportunidade única de alcançar muito mais clientes em potencial usando um investimento mínimo e gerando valor para o público da empresa nas redes sociais.

O problema é que a cada nova mudança nos algoritmos do Instagram e Facebook, fica mais e mais difícil alcançar seus seguidores de forma orgânica. Sim, nem todos os seguidores da sua fanpage ou perfil no Instagram recebem os posts de sua empresa, e isso piora ainda mais se você não investir em técnicas específicas para as redes sociais.

Quer descobrir como alavancar o alcance orgânico das redes sociais de sua empresa ainda hoje? Continue nos acompanhando neste post e confira 7 dicas fundamentais para aumentar substancialmente o alcance orgânico das suas publicações!

1. Geolocalização nas postagens

Alguns negócios podem se beneficiar bastante da geolocalização nas postagens das redes sociais, como é o caso de pequenos negócios locais ou até mesmo hotéis e pousadas. O segredo aqui é você ser encontrado justamente por pessoas que estão pesquisando sobre sua região, buscando negócios locais ou até mesmo só dando uma olhada no que as pessoas que vão até o local publicam.

Se o seu negócio é próximo a um ponto turístico, então, posts com geolocalização é uma obrigatoriedade se você quer bombar as visualizações de suas postagens nas redes sociais. Outra dica, também, é você gerar conteúdo aproveitando esses pontos turísticos, postando fotos do local ou em referência a ele.

2. Uso correto de hashtags

Se você é do time que acha que “qualquer hashtag” serve, está na hora de mudar esse posicionamento. A verdade é que as hashtags são uma grande oportunidade de seu negócio pensar de forma estratégica e alcançar o público certo.

E não vale usar hashtags aleatórias. Quanto mais específicas e relacionadas ao seu negócio, melhor engajamento com o público ela terá. E os resultados disso não é só o aumento do alcance orgânico dos posts, mas também receber muito mais curtidas e seguidores.

O ideal é que você utilize entre 5 e 10 hashtags, que devem ser escolhidas levando em consideração o mercado em que você atua, região ou até mesmo período do ano, quando o post está relacionado à datas comemorativas, por exemplo.

3. Estimular o uso hashtags do hotel, além da marcação

Em outro post, já falamos sobre como você pode transformar o engajamento com seus seguidores e clientes usando a seu favor a estratégia dos espaços instagramáveis. E essa estratégia também pode ser fundamental para aumentar o alcance orgânico dos seus posts!

O ideal é que você invista em uma decoração “instagramável” para o seu negócio, e incentive os seus clientes a compartilharem fotos do local incluindo uma hashtag própria da sua empresa. Se você ainda não tem uma, está na hora de criá-la agora, okay?

Aproveite todo o espaço da sua empresa para gerar experiências dignas de cliques para o Instagram, e, como resultado, verá seus próprios clientes divulgando sua marca para milhares de seguidores.

4. Uso de imagens com qualidade e sem interferência gráfica

Uma coisa que nem todos sabem, é que tanto o Facebook quanto o Instagram reduzem o alcance orgânico de posts em que a imagem possui muito texto ou até mesmo outros acréscimos gráficos, como desenhos e até mesmo a marca da sua empresa.

Sabemos que deixar de colocar a marca da sua empresa nas imagens de seus próprios posts nas redes sociais pode soar ruim. Mas pior ainda é perder alcance orgânico e parar de atingir clientes em potencial, não é mesmo?

Por isso, nossa indicação é o equilíbrio: aposte em mais imagens de qualidade, sem tantas edições com grafismos (como palavras e elementos gráficos), e tenha uma ou outra foto com a marca da sua empresa.

5. Atenção aos horário das publicações

Aumentar a lucratividade do negócio através das redes sociais é possível, mas só se você pensar nessa mídia de forma estratégica. Um dos elementos fundamentais de toda estratégia de conteúdo é o horário em que é realizada a publicação dos posts.

Talvez você nunca tenha percebido isso, mas existem alguns horários “nobres” em qualquer rede social. Esses horários são aqueles em que mais usuários estão conectados, e você tem mais chances de alcançar seu público em potencial através de suas postagens.

Não há exatamente um segredo dos melhores horários para postar, porque eles podem depender do seu público-alvo. No entanto, sabemos que em geral o Facebook tem um pico de acesso de segunda a sexta, das 12h até às 15h. Já o Instagram, o ideal pode ser das 8h às 9h, ou então das 12h até 13h, de segunda a sexta.

O ideal mesmo é que você teste diferentes horários e verifique regularmente o alcance dos seus posts. Além disso, o Facebook apresenta para você um gráfico bem detalhado, indicando os horários em que os seguidores da sua fanpage estão online com mais frequência.

6. Conteúdos relevantes para as personas

Conteúdo relevante (e de qualidade) também é um passo fundamental para você aumentar o alcance de suas postagens, e não é muito difícil entender o porquê. Se o seu conteúdo é feito sob medida para a persona do seu negócio, há muito mais chances dos posts receberem curtidas e comentários.

Toda essa interação é bem vista pelos algoritmos das redes sociais, e, em consequência, o alcance de seu post aumenta e chega a cada vez mais seguidores. Por isso, é crucial que você invista em pesquisa, defina sua persona e entre na cabeça do seu público em potencial, criando não só conteúdo de qualidade, mas altamente relacionado aos gostos do seu cliente em potencial.

7. Interagir com os comentários

Como já dissemos, comentários mostram alto engajamento, e quanto mais, melhor para seu negócio. Uma dica para incentivar seu público a comentar cada vez mais, é interagir diretamente com os comentários, e incentivá-los através de CTAs (call to actions) eficientes em todos os posts.

Vale a pena separar um tempo do trabalho de sua equipe apenas para responder não só os comentários, mas também interagir com stories e responder os directs e mensagens enviadas para o perfil de sua empresa.