A Copa da tecnologia !

Faltando pouco menos de 60 dias para a Copa do Mundo, o clima de ansiedade para saber como vai ser, já toma conta do povo nos quatro cantos do Brasil. Uma coisa a gente já pode adiantar, essa vai ser a copa da tecnologia. Para sediar o evento, o Brasil se comprometeu a disponibilizar 12 estádios em totais condições de atender às exigências da Fifa, isso inclui diversas tecnologias que abrangem os quesitos como conforto, acessibilidade, segurança e sustentabilidade.

Os estádios trazem elementos já vistos em alguns eventos de grande porte, além de soluções inovadoras e tecnologias que todos os estádios deverão compartilhar, de catracas inteligentes a spidercam . Para saber e entender o que cada dispositivo faz, vamos explicar um pouco de cada, veja abaixo:

Catracas inteligentes: A catraca traz câmeras de alta definição acopladas à parte superior. Com isso os gestores de segurança do evento poderão identificar cada torcedor visualmente, sabendo qual é o seu ingresso, o setor e qual o assento que ele está ocupando.

Além de tudo isso, as catracas também devem ser motorizadas, quem entra no estádio não precisa empurrá-las para passar, ela se movimentam automaticamente. Esse mecanismo pode ser muito util em caso de uma necessidade de escoamento rápido de público, basta uma ordem feito por meio de software de controle para que todas tenham as suas hastes abaixadas automaticamente.

Monitoramento e segurança: Todos os estádios da Copa do Mundo estarão equipados com dezenas de câmeras para monitorar o público. Um exemplo disso é a Arena Fonte Nova, que tem 227 câmeras que captam imagens em alta definição, espalhadas por todos os setores do estádio, incluindo áreas estratégicas dentro e fora da praça esportiva.

Centrais de controle: Junto às centrais de segurança ficarão as salas com o pessoal especializado no controle técnico do estádio. È desse local que serão controlados diversos recursos eletrônicos dos estádios, como iluminação, funcionamento das câmeras, telões entre vários outros.

Conectividade e 4G: Para garantir que a conexão seja de alta qualidade, durante os jogos do mundial, todos os estádios terão antenas 4G em sua estrutura, além de WiFi gratuito, o que já vem sendo feito em alguns lugares .

Painéis de LED: A iluminação externa dos estádios é algo que deve promover um espetáculo à parte durante a Copa do Mundo de 2014. Exemplo disso é a Arena Corinthians que contará com um painel luminoso de 170 meros de comprimento e 20 metros de altura, ele será composto por 34 mil LEDs e exibirá vídeos, lances dos jogos, informações e anúncios publicitários, mesmo durante as partidas.

Coberturas inteligentes: A Arena da Baixada é a única sede da Copa do Mundo a contar com um teto retrátil, o estádio poderá ficar totalmente coberto em apenas 15 minutos. Já a Arena Fonte Nova, conta com um sistema de captação de àgua pluviais, instalados no teto e que levam a água da chuva para reservatórios subterrâneoos.

Telões:  As telas de LED também estarão dentro dos estádios, todas as Arenas contarão com telões. O Maracanã, por exemplo, tem quatro telões de 98 metros cada, além disso, haverá diversas TVs espalhadas por todo os ambientes.

Geração de energia: Diversos estádios contarão com sistemas para geração de energia. Por se tratar de estruturas enormes, eles poderão contar com uma boa quantidade de células fotovoltaicas, inclusive gerando energia suficiente para abastecer milhares de casas.

Spidercam: Além da transmissão m três dimensões e das imagens em Full HD, outro ponto que deve chamar a nossa atenção ao assistir a Copa do Mundo é a incrível capacidade da Spidercam de captar imagens espetaculares. O recurso já é uma ferramenta comum nos grandes eventos esportivos. È uma câmera acoplada a 16 cabos de aço posicionados na vertical e na horizontal na parte superior do estádio. É por meio deles que ela é capaz de viajar por todo o local, cobrindo os lances bem de pertinho. Tudo controlado por uma central, e o equipamento tem uma liberdade quase que absurda de movimentação, podendo girar rapidamente em 360 graus e com zoom poderoso, que dá a sensação de está dentro do campo.

Não temos dúvida que o Brasil vai show de futebol e tecnologia nessa Copa !