Qual tecnologia utilizar, HTML ou HTML5?

Recentemente nosso departamento comercial recebeu de um novo cliente algumas questões com relação ao nosso contrato, onde dizia que o site seria criado em HTML. Nada demais até ai.

Olha a pergunta da equipe de TI:

– Porque não construir em HTML5 ao invés de HTML?

Para responder, nossos executivos comerciais recorreram a equipe de programadores, que deu a resposta abaixo e que vale a pena ser compartilhada aqui em nossa coluna Aprendendo.

Alishan Tesch: Os sites são produzidos com as últimas tecnologias independente da linguagem, no HTML usamos os padrões do 5, os que podem ser usados tranquilamente por terem suporte nos navegadores. Usamos CSS 3 como folha de estilo. Usamos JavaScript e dezenas de bibliotecas como jQuery e outras baseadas nela. Usamos PHP para programar, para criar a lógica de negócio e sistema, também com auxílio de frameworks e design patterns avançados de programação, como PDO, por exemplo. Usamos o MySQL como banco de dados. Enfim, usamos tudo que há de novo mas ainda assim sólido no que toca desenvolvimento web, para produzir nossos projetos.

Alishan Tesch: Só um ressalvo, o HTML 5, como gostam de falar, não existe ainda e talvez nunca chegue a existir de fato. O que a W3C tenta fazer é criar padrões de tags, designando para algumas funções e espera que os desenvolvedores dos navegadores respeitem as tags. Mas a nova coleção completa de tags da linguagem ainda não está definida, nem tudo funciona em todos os navegadores, etc… Estamos nesse ponto há alguns anos já, e provavelmente continuaremos por mais alguns até que batam o martelo, se é que o farão. Mas o mais importante é que continua sendo HTML.